Ódio e Machuca

Eu já havia dito que estou ficando bom em reconhecer atores japoneses nos filmes e doramas que assisto. Hoje tomei um susto quando vi o Shun Oguri num filme que meu pai alugou. Pra quem conhece e ainda não lembrou quem ele é, ele interpreta o Hanazawa Rui em Hana Yori Dango e faz uma participação em Densha Otoko também. Claro que ele tem vários trabalhos, mas só assisti esses. As meninas ficam loucas pelo cara...

O filme que assisti foi Ódio [o título original é Rinjin 13-gô, Neighbor 13 ou The Neighbour Nr. 13 em inglês]:

Entramos na rotina do que parece ser uma pessoa com dupla personalidade, Murasaki Juzo, que teve uma infância marcada por bullying. Seus colegas de escola o humilharam, o obrigaram a comer insetos mortos e chegaram ao extremo de jogar ácido em seu rosto. É assim que começa o filme: uma pertubadora cena em que 3 garotos ameaçam e derramam ácido no rosto dele. Algum tempo depois o Akai, um dos garotos que o atormentava, vai morar no mesmo prédio do Murosaki e, assim, cria a oportunidade para uma vingança.

O filme vai se revelando através de flashbacks, o surrealismo da mente do Murosaki (representada por uma casinha no meio do nada, onde há o confronto de suas personalidades) e as inquietantes cenas em que, ora ele é o psicopata - com uma cicatriz, interpretado pelo Shido Nakamura - ora uma pessoa frágil - interpretado por Shun.

Imagine um filme tenso? Que você quer parar de assistir porque não aguenta ver uma cena em que um garotinho sofre uma tentativa de afogamento? Mas admito que o final decepciona um pouco... parece que o ritmo do suspense desacelera um pouco, a sensação de que você estava entendendo tudo desaparece totalmente e quando termina você só fica com teorias e a impressão de que não ia acabar ali...

Pelo menos me serviu para reconhecer que o Shun Oguri é um bom ator. Não que eu pensasse que ele fosse um ator ruim, mas nesse trabalho ele teve uma interpretação destacável. Sem falar que me deixa muito feliz saber que produções orientais estão chegando em maior volume às locadoras daqui [semana passada meu pai trouxe pra casa um filme coreano, não é legal?!].

Depois de assistir esse filme aproveitei e continuei utilizando a TV, desta vez vendo o chileno Machuca na Mostra Internacional de Cinema na Cultura (sou garoto propaganda deles). Filme lindo, poético, um tanto documental, mas muito emocionante: sobre ricos, pobres, o abismo entre eles e como as pessoas são intolerantes e idiotas.



*como estou péssimo pra escrever esses dias, se você clickar no nome dos filmes vai ler ótimos resumos e resenhas sobre eles. xD

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Também assisti a Ódio, mas diferente de vc que teve o privilégio de assistir com audio original, tive que me contentar com a dublagem nacional. Mas isso é o que mereço por assistir a um dvd pirata,não é?Em minha defesa: foi o melhor q consegui, em pleno feriado xp~ Qts teorias vc criou pro final? aqui rendeu 3 ><"
As melhores sacadas do filme pra mim são as cenas nas quais as duas personalidades estão em disputa, pra ver qual a mais resistente. Adorei mesmo esse filme e vc fez
uma resenha bem legal.
até logo ^^

12:14 AM  

Postar um comentário

<< Home