Pobre Seung-Hui Cho...

"Sua Mercedes não era o bastante. Suas jóias de ouro não eram o bastante, seus esnobes. Sua vodka e seu conhaque não eram o bastante. Todas suas festas não eram o bastante. Essas coisas não foram suficientes para preencher suas necessidades hedonistas. Vocês tinham tudo.

Vocês tinham cem milhões de chances e meios de evitar esse dia. Mas vocês decidiram cuspir meu sangue. Vocês me encurralaram num canto e me deram apenas uma opção. A decisão foi de vocês. Agora vocês tem meu sangue em suas mãos, que nunca será limpo."
Palavras de Seung-Hui Cho

Antes de tudo deixo claro que não sou a favor de nenhum tipo de violência. Mas admito que o Seung-Hui Cho fez um belo trabalho. Cho foi o estudante que deixou 23 pessoas feridas, matou 32 e depois se suicidou no campus da Universidade Virginia Tech no EUA.

Assisto 2 telejornais desses que passam de noite e tenho acompanhado o caso. Nas primeiras notícias todos ficamos chocados. As pessoas que morreram eram jovens, de futuro promissor e nem sabiam porque estavam sendo assassinadas. Várias reportagens sobre o comércio de armas no EUA: a mesma história que todos que assistimos Tiros em Columbine sabemos.

Depois de um tempo as notícias se concentraram nas fitas de vídeo e fotos que o estudante coreano mandou para a TV local. E muita gente reclamou da exibição delas na TV: significava a última vitória de Cho. E agora todos querem saber o motivo, o porquê desse monstro ter feito isso.

Seung-Hui Cho era um garoto tímido, imigrante coreano e sem amigos. Tinha medo de falar em público, nunca abria a boca e ignorava tentativas de conversa e aproximação. E sabe porquê? Crianças são cruéis. Adolescentes são monstros! Um garoto como Cho era prato cheio para aquele bando de pessoas malditas que são apreciadores do bullying.
"Uma vez em uma aula de inglês, a professora pediu aos estudantes que lessem em voz alta e, quando foi a vez de Cho, ele apenas olhou para baixo em silêncio. Finalmente, após a professora ameaçá-lo de reprovação, Cho começou a ler com uma voz estranha, profunda e que soava como se ele tivesse alguma coisa na boca."

"Assim que ele começou a ler, a classe toda riu e apontou pra ele, dizendo ´volte pra China´", lembra um colega de colégio, explicando uma das situações constrangedoras pela qual o garoto passou.
Eu não tenho a menor dúvida de quais eram os motivos desse garoto. Eu o entendo. Acho que antes de nos perguntarmos a razão dessa atitude dele e julgá-lo, devemos nos perguntar porque as outras pessoas são tão malvadas e insensíveis. O que Cho fez foi apenas dar uma resposta a todo o sofrimento que o fizeram passar. "Ele deveria ter sido mais forte" disse minha mãe, sem querer entender que há coisas que destroem as pessoas de maneira irreparável.

E sabe qual é o verdadeiro medo acerca da exibição dos vídeos na TV? Quem bate sempre esquece, mas quem apanha... É o medo do troco!