Se eu tivesse sonhado antes...

Há uma história que eu daria a minha vida pra ter escrito. Ah! Se eu tivesse sonhado antes com o Reino dos Sonhos e com todos os Perpétuos...

Sandman
é minha HQ favorita!

Li ontem Sandman - Os Caçadores de Sonhos. O texto, apresentado em prosa, o que é bem inusitado, é uma adaptação feita por Neil Gaiman de uma fábula japonesa chamada A Raposa, o Monge e o Mikado dos Sonhos, que foi escolhida por causa das inúmeras semelhanças com a história de Sandman.
As ilustrações são do artista japonês Yoshitaka Amano, e são de uma suavidade incrível! Nem sei quanto tempo eu levei para admirar cada uma com cuidado.




Um monge vivia sozinho junto a um templo na encosta de uma montanha. Era um templo pequeno, o monge era jovem e a montanha não era a mais bela nem a mais impressionante do Japão.

O monge cuidava do templo e tudo transcorria em paz e quietude, até o dia em que uma raposa e um texugo passaram pelo lugar e o viram capinando o pequeno canteiro de inhames, dos quais se alimentava na maior parte do ano.

Quem conseguir afastar aquele homem do templo fará do lugar a sua casa. Já faz muitos anos que peregrinos e viajantes não vêm até aqui. Será um lugar muito melhor para morar do que a toca de uma raposa ou de um texugo".

A raposa sorriu com seus dentes afiados e piscou seus olhos verdes, balançou a cauda e olhou colina abaixo para o templo e o monge. Então, voltou-se para o texugo e disse: "Muito bem. Eu aposto".

"Vamos um de cada vez", disse o texugo. "Eu irei primeiro".

Abaixo da colina, em seu jardim, o monge cuidava dos inhames. Ele se ajoelhou e tirou as ervas daninhas das cebolas selvagens, dos pés de gengibre e do pequeno canteiro de ervas. Então, limpou o barro das mãos e dos joelhos, e foi para seu quarto, atrás do templo, preparar-se para as preces da noite.

Naquela noite, a lua estava cheia, enorme e prateada, e o céu da cor de uma ameixa madura. O monge ouviu um grande tumulto do lado de fora de sua porta.

Havia cinco homens no pátio, ricamente vestidos e montados em cinco grandes cavalos. Eram cinco homens rudes. Seu líder segurava uma grande espada curva.

"Quem serve neste templo?", perguntou o líder com voz de trovão. "Que ele se mostre!"




°°mais uma das ilustrações do livro°°