#455

Assisti no Goethe-Institut um filme maravilhoso esses dias. Blindflyers (Die Blindgänger), na mostra Novo Filmes Alemães, todas as terças até o dia 1° de abril, grátis.

Conta a história de 2 cegas, Marie e Inga, com enorme talento pra música. Moram numa espécie de colégio interno para deificientes visuais e são adolescentes normais como qualquer outra. A TV está promovendo um concurso de videoclips e as duas fazem teste pra entrar em uma banda de olhudos (como elas chamam os garotos que enxergam). Mas, por serem cegas, não são aprovadas, mesmo tocando bem. Numa noite Inga conhece Hebert, um garoto cazaquistanês fugitivo da polícia, e hospeda-o por uns dias no colégio, escondido, claro.

Ele precisa de 500 euros pra voltar pra casa e Inga e Marie decidem ajudá-lo. Inicialmente tentam ganhar dinheiro tocando na rua, com o Hebert (no acordeon) fingindo-se de cego. Mas como não deu certo, gravam um vídeo e mandam pra TV.


Não achei muita coisa em português sobre o filme, nem a música que eles gravam. O que é uma pena, já que a primeira coisa que pensei assim que acabou foi em baixar a música. Pode parecer clichê demais falar isso, mas sempre fico impressionado como os deficientes visuais podem ser independentes, e sempre me flagro imaginando como é não ver o mundo. E é esquisito demais... O filme tem um jogo de papéis, do Hebert ser o diferente/"frágil", o que precisa de ajuda, ao contrário do que se possa imaginar.


1 Comments:

Blogger Mila said...

Procurando desesperadamente o filme pra baixar... =/

6:43 AM  

Postar um comentário

<< Home