#297

Sobre a visita/oficina de arte dos Cangaceiros da Alegria na creche Franco Belcaro:

Primeiro preparamos tudo, cortamos os cartões, fizemos um levantamento do número de crianças e fomos para guerra. Aquelas crianças são tão lindinhas!!!!!!! Gracinhas, fofinhas, etc etc... Eu estava totalmente descrente que conseguiríamos fazer alguma criança pintar ou desenhar qualquer coisa ali, baseado na primeira experiência no Franco Belcaro, uns meses antes. Mas deu tudo certo!

Fiquei com as crianças de 1 a 3 anos, e teve um pouco de tudo: de criança que não conseguia segurar o lápis, rabiscos 'arte contemporânea com influência surrealista' ou 'abstrato expressionista', criança tentando comer giz de cera, ensinando outras a desenhar, chorando quando eu chegava perto, chorando quando lembrava dos cangaceiros palhaços da última visita (traumatizadas) e criança perguntando onde estavam os palhaços!

Dei aula sobre efeitos luz e sombra para dar idéia de volume e sobre cores primárias e mistura de cores para algumas crianças lá. O engraçado é que uma menininha pequenininha ficava olhando pra mim como se estivesse entendendo tudo! Não lembro o nome dela [vê na foto]...


Alguns momentos engraçados:

1. Um garotinho me pediu pra pegar um adesivo pra ele. Peguei o adesivo e de sacanagem colei na roupa dele. Ele gritou pra mim: PORRA!

2. No começo eu estava com um encosto. As crianças olhavam pra mim e começavam a chorar... incrível! Um garotinho, João Vítor o nome, eu acho, chegou perto de mim, me olhou, apontou pro meu rosto e disse "eu gosto de você". Ganhei a tarde depois dessa.

3. Eu desenhando e contando uma história pra Marcelinho [na foto abaixo]:

- Marcelinho vai andando e encontra Papai Noel - isso eu desenhando no papel e narrando.
- Você esqueceu o saco do Papai Noel - Marcelinho apontando pro desenho incompleto.
- É mesmo! - desenhei o saco - Dentro do saco tem um presente pra você. O que você quer ganhar de presente Marcelinho?
- Um robô que atira de verdade!
- E PRA QUÊ VOCÊ QUER ISSO??????
- Pra quando vier o ladrão ele atirar neles!

Desenhei o tal do robô no papel.

- É esse robô que você quer Marcelinho?
- Não! Ele é do seu tamanho!


A resenha chegou atrasada, mas essa semana tem mais! Se alguém estiver interessado em trocar um brinquedo por um cartão confeccionado pelas crianças do Franco Belcaro, só falar comigo.


Mais fotos aqui.